P1120458

Sábado, 27 de Setembro decorreu a inauguração da nova sede da Associação dos Apicultores do Centro de Portugal, um espaço onde os apicultores podem encontrar apoio à sua actividade e onde qualquer visitante poderá aprender um pouco sobre a apicultura e sobre o fascinante mundo das abelhas.

Recentemente foi assinado com a Câmara Municipal de Tomar o protocolo de cedência do espaço para a nova sede. A propriedade pertence à Direção Regional de Agricultura e Pescas que cedeu o espaço à Câmara Municipal de Tomar para gestão e conservação. Agora, para além do projecto de hortas comunitárias e outras iniciativas previstas para a Quinta dos Marmelais, está a instalação ali desta Associação para dinamizar o espaço também na área da apicultura.

Sob a ameaça de chuvas fortes mas quase sem chover, acorreram várias dezenas de apicultores até à Quinta dos Marmelais, junto ao viveiro municipal, para visitar a nova sede. Houve comes e bebes, a animação musical de Pedro Barros, e claro, muito convívio. A cerimónia propriamente dita contou com os discursos do vereador Bruno Graça que referiu ser um dos objectivos do protocolo um maior desenvolvimento da apicultura como fonte de emprego e riqueza para a região, e do presidente da Associação, Ildebrando Ferreira que disse que esta nova sede representa um marco importante uma vez que pela primeira vez estão reunidas condições para fazer cumprir determinados objectivos da Associação.

A recuperação do edifício foi feita em apenas 1 semana e contou com ajuda de vários voluntários na pintura, canalização, mudanças e decoração e até a empresa Marilina ofereceu um balde de tinta. A própria inauguração contou com os grelhados, sobremesas e bebidas dos sócios e amigos da associação. Começa-se assim a cumprir o objectivo de uma sede “por todos e para todos”. Todas as sextas-feiras entre as 9h e as 18h a sede terá as portas abertas a qualquer pessoa, apicultora ou não, que queira conhecer o trabalho dos apicultores.

P1120442